logo RCN
NOTÍCIAS

Estação Espacial pode ser vista no céu de SC

  • Folha - Uol -

O laboratório em órbita começou a passar visivelmente pelo céu brasileiro nesta terça-feira (11) e quem perdeu, infelizmente, tem que anotar na agenda. Cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Vitória (ES), capitais do Sudeste, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), no Sul, e Salvador (BA) só vão conseguir visualizar a ISS novamente na quinta-feira (13).

A Estação Espacial orbita o planeta a uma velocidade próxima de 28 mil km/h, a uma altitude média de 400 quilômetros. A ISS completa uma volta na Terra a cada 92 minutos, aproximadamente, dando quase 16 voltas no globo por dia. Por causa do movimento de rotação da Terra, o laboratório em órbita passa sempre por uma região diferente do globo.

Como se orientar para ver a Estação Espacial

Para saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: "o sol nasce a leste e se põe a oeste". Fique em pé e estique os braços lateralmente, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o "Bússola", que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o "Apenas uma bússola", da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.(Olhar Digital) 

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões Anterior

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões

Joinville retoma imunização de gestantes e puérperas com comorbidades Próximo

Joinville retoma imunização de gestantes e puérperas com comorbidades

Deixe seu comentário